top of page

"Eu tenho um sonho..."

 

 

 

Adaptação do discurso de Martin Luther King, "Eu tenho um sonho"

Cristina Paixão Lopes


 

Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no universo.

Eu tenho um sonho: que um dia este planeta se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua existência; nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos: que pessoas e animais têm a mesma importância.

Eu tenho um sonho: que um dia nas terras de todo o mundo os filhos dos homens e os filhos dos animais poderão conviver em total fraternidade.

Eu tenho um sonho: que um dia, em todos os países do mundo que transpiram com o calor da injustiça, que transpiram com o calor da opressão, sejam transformados em um oásis de liberdade, justiça e respeito.

Eu tenho um sonho: que um dia, cães, gatos, vacas, porcos, patos, galinhas... possam existir em paz, sem medo. Hoje eu tenho um sonho!

Eu tenho um sonho que um dia toda a Terra seja exaltada, e todo ser senciente seja respeitado e reverenciado e sua carne não seja usada para satisfazer paladares e enriquecer gananciosos.

Esta é minha esperança. Com esta fé seguirei pela vida. Com esta fé dormirei em paz, sabendo que todos os animais estão em segurança. Com esta fé transformaremos a tortura em afago. Com esta fé trabalharemos juntos, rezaremos juntos, lutaremos juntos, defenderemos juntos a liberdade, e quem sabe um dia os veremos livres. Este será o dia, este será o dia em que todas as criaturas de Deus poderão existir com suas características.

E se o ser humano é realmente digno, isto tem que se tornar verdadeiro.


E assim ouvirei o sino da justiça nos países do Sul e do Norte, do Leste e do Oeste.

Ouvirei o sino da compaixão em todos os cantos da Terra.

Ouvirei o sino do amor neste planeta.

E quando isto acontecer, quando nós permitirmos que o sino da liberdade, da justiça e do amor soe, quando o ouvirmos soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo país e todo continente, poderemos acelerar aquele dia em que todos os seres da terra viverão em harmonia, respeito e compaixão. Então poderemos cantar:

"Eles estão livres, afinal; livres, afinal.

Agradeço ao Deus todo-poderoso: os animais estão livres, afinal."

 

 

bottom of page