top of page

O veganismo vai te deixar tão linda quanto Christie Brinkley?

 

Ginny Messina

Tradução: Cristina Paixão Lopes

Christie Brinkley fez 61 anos e sua aparência é ótima. Na verdade, é incrível! Como ela consegue isso? De acordo com alguns blogs e postagens veganos no Facebook, ela atribui isso à “dieta vegana”.

 

É engraçado, porque eu tenho quase a mesma idade que ela e sou vegana há 25 anos. E apesar da minha dieta, os anos absolutamente não foram tão generosos comigo quanto com ela. O motivo não é um grande mistério. E não tem nada a ver com o modo como comemos.

 

Em um artigo da revista People, no ano passado, Christie disse o seguinte: “Acho que há muitas opções não invasivas para lidar com a flacidez, as rugas e o enbranquecimento dos cabelos. Eu vou ao meu dermatologista uma vez por mês e faço tratamentos faciais especiais. Eu gosto de produtos com tecnologia moderna”.

 

Eu também gosto de produtos com tecnologia moderna. E também vou ao dermatologista com certa frequência – duas vezes por ano. Eu era uma criança ruiva e sardenta, o que significa que corro um alto risco de ter câncer de pele. (Este fenótipo também não envelhece muito bem, independentemente do que você coma.)

 

Meu dermatologista gosta de analisar detidamente o envelhecimento da minha pele e remover qualquer coisa que sugira que possa se transformar em câncer, o que aprecio bastante. Mas não partilho de nenhuma das tecnologias modernas que Christie provavelmente use – coisas como peelings a laser, preenchimenos com ácido hialurônico ou botox. Não estou dizendo que não gostaria de ter acesso a essas coisas, mas meu convênio médico não aceita. Mas isto não deve ser um impedimento para Christie.

 

Mas não é apenas uma questão de dinheiro; também há algo mais que um pouco de sorte. Christie nasceu para ser linda. Ela sem dúvida cuidou e protegeu esta beleza com um estilo de vida saudável, inclusive sua dieta. Porque, claro, as escolhas alimentares podem afetar o modo como sua pele envelhece – algo sobre o qual eu escrevi longamente em Vegan for her. Mas os genes também têm muito a ver com isso. Brad Pitt – outra pessoa linda que está envelhecendo – disse com acerto: “Eu sou uma dessas pessoas que você deve odiar por causa da genética. É a verdade”.

 

Eu não o odeio, Brad. E também não odeio Christie. Ela parece ser uma pessoa encantadora. Um dos motivos é que ela ama os animais.

 

No entanto, não gosto quando os veganos superestimam os benefícios de uma alimentação vegana. Recentemente eu mergulhei em uma pesquisa sobre ex-veganos ao me preparar para uma palestra no Vida Vegan Con, no mês passado,  e outra para a Conferência Nacional sobre Direitos Animais, no mês que vem. As pessoas abandonam a alimentação vegana por muitas razões e uma delas é porque deixam de acreditar nos seus benefícios. É de admirar? Nós dizemos a elas que seus quilos a mais vão desaparecer ou que os veganos não têm câncer ou que envelhecerão maravilhosamente, assim como Christie Brinkley. E surpresa… de algum modo elas descobrem que nada disso é verdade. Descobrem que podem tomar smoothies de couve para sempre e ainda assim não vão ficar parecidas como uma super model nem ficarão imunes a doenças crônicas.

 

Elas podem olhar para outras celebridades, como Catherine Deneuve (72 anos), Meryl Streep (66), Michele Pfeiffer (57), Sigourney Weaver (66), Emma Thompson (56), Annie Lenox (61). Nenhuma delas é vegana (até onde eu sei) e todas estão com ótima aparência. Não é muito difícil descobrir que muitas mulheres lindas e ricas conseguem envelhecer maravilhosamente independente do que comam.

 

E tem outra coisa: acho cansativo quando as pessoas me dizem que eu deveria aspirar a ser como esta super model. Isso é preconceito de gênero e de idade. Porque não há nada de errado em ganhar rugas e cabelos grisalhos. Não há nada de errado em parecer a idade que se tem. Ou mesmo parecer mais velho do que se é. A única coisa que importa é como você vive sua vida. Você não precisa ser magro, ter uma pele sem rugas, ter músculos rígidos e firmes e não ter doenças para ser uma voz pelos animais. Você só precisa escolher uma ética de justiça, integridade e compaixão.

 

E, ao contrário da saúde perfeita e da aparência de modelo, esta ética está disponível a todos. E também ajuda com mais eficácia as pessoas a permanecerem veganas no longo prazo. Esta foi uma das coisas que aprendi ao mergulhar nas pesquisas e estudos sobre como promover uma mudança de comportamento eficaz e um comprometimento com o veganismo no longo prazo. Na semana que vem falarei um pouquinho mais sobre isso.

 

Ginny Messina é nutricionista e mestre em Saúde Pública. A meu pedido, Ginny autorizou a tradução e publicação de todos os seus artigos, todos com base científica. Ginny trabalha no sentido de evitar que as pessoas abandonem o veganismo.

 

Site: The Vegan RD

bottom of page