Pão de fibra de amêndoa (vegano)

Para quem faz Leite de Amêndoas, reaproveitar o resíduo é obrigação. Estamos falando de algo rico demais – em sabor, em fibras e nutrientes também – pra simplesmente se jogar fora. E você pode congelar os resíduos pra ir usando aos poucos. A quantidade de farinha pode variar um pouco, pois a quantidade de água retida no resíduo também pode variar um pouco. Eu faço em peneira, espremendo bem com a colher, mas não deixo tão seco quanto quem faz em saco de voal, por exemplo.A receita rende 4 pães médios e equivale ao reaproveitamento do resíduo de 2 receitas de leite.
INGREDIENTES
- 
2 xícaras (chá) resíduo de amêndoas 
- 
3 xícaras (chá) farinha de trigo branca 
- 
1 e ½ xícara (chá) farinha de trigo integral 
- 
½ colher (sopa) sal 
- 
3 colheres (sopa) açúcar (orgânico, cristal ou refinado) 
- 
1 colher (sopa) fermento biológico seco (tipo “fermipan”) 
- 
1 xícara (chá) água 
- 
½ xícara (chá) óleo 
- 
1 colher (sopa) de lecitina de soja em emulsão (opcional) 
- 
Farinha de trigo, q.b. 
PREPARO
- 
Misture a farinha com o fermento. Coloque o resíduo por cima. Em outro recipiente misture a água, óleo, lecitina, sal e açúcar. Agora, misture todos os ingredientes, colocando a mistura líquida aos poucos; você pode misturar com as mãos, em batedeira com gancho ou no processador com a pá de massa. Ao contrário das massas de pães, aqui você vai conseguir uma massa mais grudenta e que, a princípio, não mantém muito a forma. 
- 
Depois de misturar bem, comece a polvilhar farinha de trigo, puxando a massa pelo meio e deixando que ela dobre. Assim que você moldar uma bola – mesmo que bem macia e que, apesar de manter o topo redondo, se “espalha” um pouco na tigela, pare de adicionar farinha. Deixe descansar até triplicar o tamanho. Amasse mais uma vez, dividindo a massa em quatro partes. Boleie cada uma com auxílio de um pouco mais de farinha e coloque em forma enfarinhada. Deixe crescer até dobrar o tamanho. 
- 
Asse em forno a 180ºC, por 35 minutos, aguardando 15 minutos antes de fatiar. 
- 
Pode ser congelado. 
Fonte: VegVida
VEJA MAIS





